BIOGRAFIA-AGOSTINA BELLI

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Agostina Belli

Agostina Belli (Milão, 13 de Abril de 1947) é uma atriz italiana.

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Biografia

Agostina Belli nasceu em Itália de uma família modesta. A mãe, Adele Margherita Dossena foi assassinada em 1971 e o crime continua por resolver1 .
Trabalhava como secretária, mas o seu sonho era ser atriz. Vai para Roma com a condição, posta pelo pai, de que, se não obtém sucesso em seis meses deve voltar para casa. Mas rapidamente consegue um pequeno papel no filme Banditi a Milano (1968) de Carlo Lizzani.

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A partir daí entra em vários filmes como Bluebeard (1972), com Richard Burton e Giornata nera per l’ariete con Franco Nero. A sua beleza faz com que a imprensa crie uma pretensa rivalidade com Laura Antonelli.
Faz-se notar no papel da mulher de Giancarlo Giannini em Mimì Metallurgico ferito nell’onore de Lina Wertmüller, mas a popularidade vem com L’ultima neve di primavera de Raimondo Del Balzo e Sepolta viva de Aldo Lado, onde conhece o seu futuro companheiro, Fred Robsahm, cunhado de Ugo Tognazzi.
E em 1974 é Sara em Profumo di donna de Dino Risi, o papel da sua vida.
Já famosa, la Belli tem convites de todo o lado, não quer apenas papéis em filmes comerciais, mas continua a participar em filmes da comédia erótica italiana.

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Dino Risi convida-a para Telefoni bianchi e com este filme ganha o David di Donatello speciale. Apesar do frio acolhimento do filme em Itália, é um enorme sucesso em França, onde Agostina já entrara em Le jeu avec le feu, ao lado de Philippe Noiret. É nesta altura que aparece nua na edição italiana da revista Playboy.

Agostina Belli wearing a stage costume

No final dos anos setenta a bela atriz aparece em co-produções internacionais, como Holocaust 2000, ao lado de Kirk Douglas, Le grand escogriffe com Yves Montand, Doppio delitto com Marcello Mastroianni e Peter Ustinov, Un taxi mauve com Fred Astaire, Charlotte Rampling e L’enfant de nuit.3
Com os anos oitenta, o cinema muda e em 1996 a atriz resolve retirar-se, voltando só em 2006.

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Filmografia Parcial

Banditi a Milano de Carlo Lizzani (1968)
Il terribile ispettore de Mario Amendola (1969)
Angeli senza paradiso de Ettore Maria Fizzarotti (1970)
Cran d’arrêt, de Yves Boisset (1970)
Formula 1 – Nell’Inferno del Grand Prix, de Guido Malatesta (1970)
Ma che musica maestro! de Mariano Laurenti (1971)
Nonostante le apparenze… e purché la nazione non lo sappia… All’onorevole piacciono le donne dei Lucio Fulci (1972)
Bluebeard de Edward Dmytryk e Luciano Sacripanti (1972)
Giornata nera per l’ariete de Luigi Bazzoni (1972)
La notte dei diavoli de Giorgio Ferroni (1972)
Mimì metallurgico ferito nell’onore de Lina Wertmüller (1972)
La calandria de Pasquale Festa Campanile (1972)
Revolver de Sergio Sollima (1972)
L’ultima neve di primavera de Raimondo Del Balzo (1973)
Profumo di donna , de Dino Risi (1974)
Il piatto piange de Paolo Nuzzi (1974)
Virilità , de Paolo Cavara (1974)
La governante de Giovanni Grimaldi (1974)
Conviene far bene l’amore de Pasquale Festa Campanile (1975)
Le jeu avec le feu de Alain Robbe-Grillet (1975)
Due cuori, una cappella de Maurizio Lucidi (1975)
Telefoni bianchi, de Dino Risi (1976)

Le grand escogriffe de Claude Pinoteau (1976)
Cara sposa, de Pasquale Festa Campanile (1977)
Holocaust 2000, de Alberto De Martino (1977)
Doppio delitto de Steno (1977)
Manaos di Alberto Vasquez Figueroa (1978)
Enfantasme de Sergio Gobbi (1978)
Vai avanti tu che mi vien da ridere de Giorgio Capitani (1982)
Torna de Stelvio Massi (1983)
Una donna da scoprire de Riccardo Sesani (1987 )
Soldati – 365 all’alba de Marco Risi (1987)
La voce del cuore miniserie televisiva (1995)
Favola – telefilme Fabrizio De Angelis (1996)
Uno su due de Eugenio Cappuccio (2006)
Natural born star di Even Benestad (2007)
Amore che vieni, amore che vai (2008), regia di Daniele Costantini – Lina

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